22 de outubro de 2014

Sobre o "25" da Crystal Lewis


25 anos de carreira é uma marca pra se comemorar. Poucos artistas resistem ao peso do tempo, principalmente se forem artistas do meio cristão. Crystal Lewis é uma das poucas que conseguiu sobreviver a tal desafio sendo praticamente uma artista independente.

Crystal foi responsável por trazer o R&B a música cristã contemporânea. Qualquer estilo originário dos movimentos gospel só era incorporado a musicalidade da comunidade negra americana. Até hoje o negócio ainda é erroneamente dividido por lá. Pode-se dizer que ela foi a primeira a colocar um DJ pra mixar uma faixa e gravar feats. com rappers. "What A Fool I've Been" do álbum Fearless (o meu preferido e mais maduro, na minha opinião) ilustra bem esse exemplo.

Mas não foi só na sonoridade que ela se destacou. Apesar de ter letras bem fundamentadas na fé cristã e mais explícitas e diretas, diferente de outros artistas do mesmo gênero que já flertaram com o pop secular, Crystal sempre manteve um visual mais moderno que seus colegas. É até difícil de acreditar que alguém com um visual tão cool, com CDs de encartes tão lindos e super bem produzidos possa ter elaborado um DVD tão medíocre como foi o More Live. Mas este é um caso a parte. O conjunto da obra compensa, e muito, o resultado final.

Por ser nascida na Califórnia, Crystal também foi uma das primeiras a lançar álbuns bilíngues. Alguns de seus títulos tiveram versões em espanhol. Com a mesma potência e uma fluência incrível, ela não perde pra nenhuma Jaci Velasquez. Vale dar uma conferida na coletânea La Colección, que traz os grandes hits em espanhol. O disco Oro é um primor e contém músicas já conhecidas pelos brasileiros na voz de Fernanda Brum como "Por Un Momento Así".

E se você está lendo sobre essa jovem senhora casada, mãe, compositora, cantora, produtora ... vale a pena dar uma "googlada" ou correr no Spotify e ouvir algo da Crystal! :)
Se você for um homossexual que curte pop, indie, whatever ... e ainda acha que nunca ouviu nada desta louca, basta saber que "People Get Ready" é a música que a Katy Perry está cantando no documentário "Part Of Me" numa das cenas mostrando sua adolescência em Cristo.
Postar um comentário